Contabeis
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO – TAGUATINGA (DF) - BRASÍLIA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISONADA
-ATPS-
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Curso: Ciências Contábeis - 4º Semestre
Professor EAD: Maria Ivonete Melo de Carvalho
Professor Tutor à Distância: Rafael Gonzalez Rabadan
Professor Tutor Presencial: Waner José
Taguatinga, 21 de Novembro de 2012.
Sumário
* Introdução * Etapa 01 * Etapa 02 * Etapa 03 * Etapa 04
Introdução
A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias.
Essa área, ao contrário do que muitos pensam, tem utilidade para pessoas que não necessariamente com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artifício da matemática financeira.
Etapa 01
Juros Simples
O regime de juros simples, é aquele no qual os juros incidem sempre sobre o capital inicial. Este sistema não é utilizado na prática nas operações comerciais, mas, a análise desse tema, como introdução à Matemática Financeira, é de certa forma, importante.
Considere o capital inicial P aplicado a juros simples de taxa i por período, durante n períodos.
Lembrando que os juros simples incidem sempre sobre o capital inicial, podemos escrever a seguinte fórmula, facilmente demonstrável:
J = P . i . n = P. i. n
J = juros produzidos depois de n períodos, do capital P aplicado a uma taxa de juros por período igual a i.
No final de n períodos, é claro que o capital será igual ao capital inicial adicionado aos juros produzidos no período. O capital inicial adicionado aos juros do período é denominado MONTANTE (M). Logo, teríamos:
M =