contabeis
Anápolis
Introdução
No presente trabalho, veremos os principais conceitos de organização, o funcionamento e a expansão da escolaridade básica no país, em meados do século xx.
Mas concretamente, refletiremos sobre a implantação da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração, uma vez que o objetivo é assegurar as crianças por um tempo de convívio maior nas escolas, com maiores oportunidades de um ensino de qualidade. Ressaltando a importância dos profissionais atenderem as exigências legais para atuação na educação básica em nível superior no curso de licenciatura.
Sistema de Ensino Brasileiro
O processo de expansão da escolarização básica no país começou em meados do século xx, e seu crescimento em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 70 e inicio dos anos 80. O Brasil ocupa 53° lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). A educação básica no Brasil constitui-se do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. É um direito social das crianças o atendimento em creches e pré-escolas, firmado na constituição de1988, esta conquista teve ampla participação de vários movimentos e lutas de profissionais. Desde então, o campo da educação infantil vive intenso processo de revisão e fortalecimento de praticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de até três anos de idade em creches, e como assegurar práticas junto às crianças de quatro e cinco anos garantindo a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento, sem antecipar conteúdos trabalhados no ensino fundamental. O MEC atribui para a educação buscando junto a secretária da educação básica e sistemas de ensino prevista na lei 9.394/96e a lei de diretrizes e bases da educação (LDB) promovendo encontros