Contabeis
Esta divisão e feita entre a união, estado e município, conforme estabelecido na constituição federal, com isto não a mais distinção de valores que são provenientes de IPVA, todo estes valores o governo deve utilizar de acordo com o estabelecimento orçamento anual e nas diretrizes orçamentárias.
2 passo estes valores arrecadado, ao contrario do que toda as pessoas pensam este dinheiro não e destinado a recuperar nossas ruas e estradas.
E sim há um repasse para um caixa comum, de onde saem os recursos aplicados em serviços públicos: como saúde, educação e segurança.
Em teoria os recursos arrecadados pelos governos deveriam ser revertidos para um bem comum( serviços de saúde, segurança, investimentos em infra-instrutora em estradas,portos,aeroportos..etc,).
Tanto o Estado quando as prefeituras aplicam conforme a lei, 25% do imposto na educação, na saúde, e o Estado aplica no mínimo 12%.
Bem antes de surgi o IPVA, tinha um imposto federal chamado (TRU) taxa rodoviária única que era vinculada os gastos ao sistema do transportes.ela foi introduzida em 1969 que chegou arrecadar 7% do PIB nacional,com estes recurso os militares conseguiram criar a malha viária existente ate hoje no pais.
Aos poucos, estes recursos da TRU foi sendo desvinculado da área de transporte, ate que 1982, este recurso já iam todo para o caixa do governo.
Como todo este dinheiro iam para caixa do governo o que o governo fez, eles precisavam de dar manutenção nas rodovias e não queria gastar este dinheiro da TRU, ai o que governo criou o pedágio ..mais esqueceram que não poderia cobrar dois impostos para o mesmo fim.. ai em 1985 criaram o IPVA...como e imposto não tem como ser vinculado so para manutenção