contabeis
Verbos transitivos, são aqueles que precisam de complemento, pois se a frase parasse neles ficaria sem sentido.
Ex: Eu bebi. Quem bebe, bebe alguma coisa ou algo, que pode ser desde um copo de água até um pouco de veneno. Então o verbo beber é transitivo, pois é incompleto; para frase ter sentido precisa-se do complemento.
Ex: Eu bebi um copo de refrigerante. Um copo de refrigerante é o complemento dete verbo.
O verbo transitivo classifica-se em:
Verbo transitivo direto: é aquele que o seu complemento, não vem precedido de preposição.
Ex: Eu comprei uma camiseta. Após o verbo comprei, o seu complemento, vem precedido de um artigo indefinido e não de uma preposição. Neste caso chamamos o seu complemento de objeto direto.
Objeto direto é o complemento do verbo transitivo direto. O complemento acompanha o seu verbo; se o verbo for transitivo direto, o seu complemento tem por obrigação, ser objeto direto.
A pergunta que se faz para o verbo transitivo direto normalmente é: o que?
Ex: Ela escreveu uma carta. Ela escreveu, o que?, uma carta. Uma carta é a resposta que se dá a pergunta que se faz para o verbo. Então escreveu é verbo transitivo direto, logo carta é objeto direto.
Verbo transitivo indireto: é aquele que seu complemento vem precedido de preposição.
Ex: Eu fui à praia. Quem vai, vai a algum lugar, nesta frase, quando digo que fui, a pergunta que todos fariam é: Fui para onde, ou fui aonde? Como na resposta há a preposição, neste caso o a craseado, então o seu complemento é objeto indireto.
As perguntas que se faz para o verbo transitivo indireto são: de que; de quem; para que; para quem; com que; com quem; onde; aonde.
Assim como no verbo transitivo direto o objeto tem por obrigação ser objeto direto; no verbo transitivo indireto o objeto tem por obrigação ser objeto indireto.
Verbo transitivo direto e indireto: é aquele que tem dois complementos; um direto e outro indieto.
Ex: Ele deu um ramalhete de rosas para a