Introdução a economia
1. PRINCÍPIOS GERAIS DA ECONOMIA
Os dez princípios gerais da economia são: 1) Em economia, sempre existem tradeoffs; (A expressão “trade-off” é utilizada na literatura econômica para designar situações de escolha entre opções conflitantes. Assim, quando um governo, uma empresa ou uma dona de casa se depara com um cenário em que precisa decidir por uma das opções apresentadas abrindo mão das demais, eles estão diante de um trade-off.)
2) O custo de algo é o que se deixa de ganhar ao obtê-lo, ou seja, seu custo de oportunidade;
3) As pessoas razoáveis pensam na margem;
4) As pessoas reagem a incentivos; 5) Os mercados são bons para a economia;
6) O comércio é bom para todos, pois permite maior especialização e variedade; 7) Os governos podem melhorar os mercados; 8) O padrão de vida de um povo é determinado pela sua produtividade; 9) Os preços sobem com a emissão de moeda; 10) Há um tradeoff de curto prazo entre desemprego e inflação.
2. PENSANDO COMO UM ECONOMISTA
O pensamento econômico se desenvolve através de modelos, que se baseiam em hipóteses que simplificam a realidade. Utilizam-se os economistas do método científico, partindo da teoria para a observação, então para a coleta de dados e por último para a confirmação ou refutação da teoria. Por serem difíceis os experimentos controlados valem-se da história para fazer a observação experimental. As análises econômicas podem ser declarações positivas , que explica, determina como é ou declarações normativas , que sugerem, prescrevem, diz como deveria ser. É normalmente quando possuem divergências dessas duas categorias que os economistas discordam e é principalmente das declarações normativas que a economia se ocupa. Dentro dos modelos econômicos comuns temos a Fronteira de Possibilidade de Produção e o Diagrama do Fluxo Circular , que descreve como o dinheiro circula entre os mercados de bens e serviços e as famílias e como estes interagem uns