contabeis
Podemos perceber que a contabilidade existe há séculos, ela é à base da administração do mundo. A Contabilidade começa com o mundo antigo com a civilização do homem e vai até 1202 na era cristã. Nessa época os homens representavam seus patrimônios, rebanhos, metais e outros bens por meios de desenhos e gravações. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
Logo depois veio o mundo medieval que se inicia no ano de 1202, era cristã, até 1494 no qual o homem evolui seus conhecimentos comerciais com as técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio e etc. Nesse período a indústria artesanal proliferou com surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia. Com isso surge o livro caixa, com o objetivo de receber os registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro, no qual eram utilizados, de forma antiga, os lançamentos de débito e crédito.
O mundo moderno inicia-se 1494 até 1840, onde a contabilidade torna-se uma necessidade para obter o controle das riquezas que o novo mundo representava. Em 1494 frei Luca Pacioli enfatiza que a teoria contábil do debito e do credito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, porem não foi Pacioli que criou as partidas dobradas, esse método já era utilizado na Itália.
A contabilidade do mundo científico iniciou em 1840 e continua até os dias de hoje. A teoria contábil foi evoluindo conforme as necessidades apresentadas, mas foi nos EUA que a contabilidade evolui para a prática. A maior preocupação dos autores da época era em mostrar a contabilidade como uma ciência, dando menos importância em comprovar as ideias que surgiam. As multinacionais com grandes números de acionistas foram à primeira causa para utilização das teorias contábeis, no qual permitia a correta interpretação, por qualquer acionista ou outro