contabeis
Ciência que estuda os argumentos, é um instrumento usado para validar a forma de pensamento racional e escrita. A lógica matemática (ou lógica simbólica), trata do estudo das sentenças declarativas também conhecidas como proposições, as quais devem satisfazer aos dois princípios fundamentais seguintes: * Princípio do terceiro excluído: uma proposição só pode ser verdadeira ou falsa, não havendo outra alternativa. * Princípio da não contradição: uma proposição não pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa.
ARGUMENTO
Argumento, a grosso modo, é uma conclusão que mantém certas relações com as provas que a confiam e evidenciam. Exemplo: Sherlok Holmes encontra um velho chapéu de feltro. Embora desconheça quem é o dono, Holmes descreve ao Dr. Watson muitas coisas a respeito do homem, entre elas que ele era intelectual. A afirmação, assim como foi feita, não dispunha de nenhum apoio, porém Holmes poderia ter provas que apoiavam essa afirmação, mas não as deu. Dr. Watson, como de costume, não consegue perceber qualquer base para afirmação de Holmes, logo pede esclarecimentos e Holmes vem com esta: O chapéu demasiado grande, logo é uma questão de capacidade cúbica, ou seja, um homem com cabeça deste tamanho deve ter alguma coisa dentro dela. A afirmação de que o dono do chapéu é intelectual agora tem um apoio. Holmes ofereceu uma evidência e a afirmação assim apoiada transformou-se num ARGUMENTO.
Eis um grande chapéu. Alguém é dono desse chapéu. Os donos de grandes chapéus tem grandes cabeças. Pessoas de grandes cabeças têm cérebros grandes. Pessoas com cérebros grandes são intelectuais. O dono deste chapéu é um intelectual.
Premissas:
Asserções feitas sobre o mundo e as coisas, idéias e pensamento, que comparam as realidade e o pensamento relacionando quantidade e qualidade, tendo como objetivo chegar a uma conclusão.
Conclusão:
Juízo final que se chega através da reta colocação e estruturação das