contabeis
1ºLista de Exercícios
Parte Subjetiva
1) Qual a diferença entre auditoria interna e auditoria externa?
A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência.
A auditoria externa ou auditoria independente, porém, em extensões diferentes. O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados.
2) Qual a diferença entre auditoria interna e controle interno?
O controle interno pode ser definido como um conjunto de procedimentos realizados pela administração da empresa, que tem por objetivo a conferência de dados, a verificação da eficácia dos sistemas implantados na empresa de forma a proteger o patrimônio de possíveis desvios ou fraudes, resguardando assim os interesses dos sócios, diretores e administradores, objetivando o alcance de meta.
A auditoria é uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle interno, bem como da qualidade do desempenho das áreas, em relação às atribuições e aos planos, às metas, aos objetivos e às políticas definidos para as mesmas.
3) O modelo ideal de controle interno, segundo a maior parte das sociedades, é o denominado COSO 1, ou Estrutura Integrada de Controle Interno. Assim, sendo, quais são as camadas do COSO 1? Explique a função de cada uma.
4) Defina risco de distorção relevante e quais são seus componentes?
5) Qual o conceito de trabalho de asseguração e quais são os tipos de trabalho de asseguração?
Parte Objetiva
1) CFC-1/2011) De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria, o risco de que uma distorção