Contabeis
Podemos conceituar matemática financeira, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como este dinheiro está sendo ou será empregado de maneira aumentar o resultado, que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas pode-se também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que nos trará mais benefícios. A matemática financeira se ocupa em estudar e fornecer informações adequadas para uma tomada de decisão com a maior precisão possível. Numa comparação do patrimônio entre uma empresa, cujo faturamento é superior que de uma família, basicamente as decisões são as mesmas, o que muda são os efeitos e a precisão dos cálculos. Assim o estudo da matemática financeira se reveste de vital importância para.
A Matemática Financeira também pode ser aplicada em situações cotidianas como, por exemplo, você tem dinheiro para um investimento, e quer comprar um carro, você deve decidir se paga à vista mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor, a Matemática Financeira vai indicar-lhe a melhor decisão.
Os riscos são problemas da estatística e pode ser definido como a possibilidade de perda, diz respeito apenas à possibilidade de ocorrer um resultado diferente do esperado. Decisões com base em dados contábeis aumentam os riscos uma vez que se baseiam em dados passados. Decisões devem ser tomadas com base nas expectativas futuras, das novas tendências e dos fluxos de caixa