Ruido ocupacional
RESUMO
Este artigo discutirá a importância da Prevenção dos acidentes de trabalho nas organizações, salientando o papel do líder nesta questão buscando exemplos de indicadores, que identificará os principais motivos que devem ser considerados pelas organizações para investirem em Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho, bem como apresentar algumas boas práticas relacionadas a este tema que justifiquem investimentos nesta área.
Palavras-Chave: O Papel da Liderança na Prevenção dos Acidentes de Trabalho; Prevenção; Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
1. INTRODUÇÃO
O ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas faz com que muitos lideres não detenham suas atenções quanto ao ambiente de trabalho oferecido a seus empregados e, consequentemente, não percebam os danos a que estão expondo seus funcionários em seu meio de trabalho, ao meio ambiente e às comunidades.
Segundo Cicco (1997), a evolução das questões relacionadas à saúde e segurança ocupacional data da revolução industrial, onde a preocupação fundamental era a reparação de danos à saúde física do trabalhador. As ações, atitudes ou medidas de prevenção começaram em 1926, através dos estudos de H. W. Heinrich verificando os custos com as seguradoras para reparar os danos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho. Em 1966 Frank Bird Jr. propôs o controle de danos, considerando o enfoque para a saúde e segurança a partir da idéia de que a empresa deveria se preocupar não somente com os danos aos trabalhadores, mas também com os danos às instalações, aos equipamentos e a seus bens em geral. Em 1970 Jonh Fletcher ampliou o conceito de Frank Bird Jr. englobando também as questões da proteção ambiental, de segurança patrimonial e segurança do produto, criando o controle total das perdas (Total Loss Control).
É nesse contexto que surge a importância do líder, que deve ser consciente da importância da