Consumo de Água
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Consumo de água nos Blocos G8 e BRICS:
Alexandre Hideki Aoki Kuramochi
Matheus Carvalho Miranda Ferreira da Silva
Paulo Chen Zu Da
Santo André – SP
2012
uma verificação de desigualdade.
Consumo de água nos Blocos G8 e BRICS:
uma verificação de desigualdade.
Projeto final da disciplina de Bases
Computacionais da Ciência, do
Bacharelado de Ciência e Tecnologia, apresentado à universidade Federal do ABC, orientado pela Profa. Dra. Juliana Braga.
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará um estudo sobre o consumo de água em diversos países por meio de análise de dados estatísticos.
O trabalho tem como limitação de tema a relação da desigualdade social perante ao consumo total de água e consumo médio de água por habitante dos países vinculados ao G8 e os do BRICS.
1.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
São de fundamental importância para o entendimento dos dados estatísticos do tema, os conceitos sobre o mesmo. Sendo assim, define-se:
Consumo total de água: caracterizado por toda água utilizada que engloba a ingestão, o uso pelas indústrias e a água poluída no período estudado.
Consumo médio por habitante: caracterizado por toda água utilizada por uma pessoa, consumo que inclui a ingestão de água, consumo de produtos industriais cuja produção tem utilização de água e higiene pessoal.
2- OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo realizar um estudo estatístico do consumo total e médio por habitante de países do G8 e do BRICS, apresentando de forma mais inteligível os dados sobre o consumo, comparando informações obtidas dos países em questão com o Brasil.
Para observar tais dados, serão utilizadas além das ferramentas estatísticas, as computacionais. 3-JUSTIFICATIVA
A motivação deste trabalho surgiu do interesse em conhecer as possíveis disparidades entre países do G8 e do BRICS com o Brasil. Uma forma de verificar a existência dessas desigualdades é observando o consumo