consultoria empresarial em laboratorio
!
!
MODELOS MENTAIS !
Caro Colaborador do Grupo MOTTIRÔ, vivenciamos , presenciamos, assistimos ou ouvimos diariamente situações iguais mas, cada um de nós percebe, reflete e chega a conclusões diferentes a respeito das mesmas. A partir da nossa própria maneira de ver o mundo, somado àquilo que acreditamos, mais a nossa educação, experiências de vida, o ambiente que fomos criados e que vivemos, construímos aquilo que se chama de "modelos mentais".!
!
Um modelo mental é uma forma de enxergar o mundo (situação ou comportamento de uma outra pessoa). E aqui vou propor o seguinte: não há um modelo mental certo ou errado. As pessoas têm seus próprios motivos para construir e aplicar no dia a dia os seus próprios modelos mentais.
Essa aplicação se dá através dos comportamentos utilizados nos ambientes que estas pessoas estão inseridas. E, estes comportamentos geram um determinado resultado.!
!
Você já parou para pensar sobre a importância dos modelos mentais na sua vida e nos impactos que estes modelos podem gerar? Agora, imagine esses modelos mentais sendo colocados em prática pelos líderes no mundo corporativo. Peter Senge, autor do livro - A Quinta Disciplina, conceitua que “modelos mentais são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem as nossas maneira de compreender o mundo e nele agir”. !
!
Em outras palavras, são os modelos mentais de cada indivíduo que definem como o mesmo irá perceber o que está acontecendo à sua volta, como irá se sentir com isso, como ele pensa e, finalmente, como irá agir.!
!
Portanto, como citei anteriormente, cada indivíduo tem o seu próprio modelo mental, ou seja modelos mentais construídos a partir das sua crenças e experiências vividas. Exatamente por isso, por serem crenças construídas através de uma experiência vivida, a maioria das pessoas podem não estar dispostas a abrir mão dos seus modelos mentais com muita facilidade e,