Consultoria em vendas
Se o vendedor é um "tirador" de pedidos, mesmo com um verniz de sofisticação, o consultor constitui o elo de comunicação entre sua empresa e o mercado e até uma empresa dentro da própria empresa.
O vendedor, tradicional, clássico era responsável fundamentalmente pelo que se pode chamar de fluxo físico da venda: eu vou, visito você, levo um catálogo, uma amostra do produto ou do serviço, tiro o pedido, você me paga e eu entrego o produto ou serviço.
Na nova abordagem de relacionamento e a busca pela fidelização dos clientes o vendedor se tornou o maior elo de comunicação entre a empresa e o mercado.
O vendedor agora é um consultor, é ele quem comunica quem leva ao mercado o que a empresa deseja falar, e é ele quem traz do mercado as informações que a empresa precisa para desenvolver novos produtos e novos serviços.
O consultor em vendas é aquele que além de conhecer o seu produto, conhece os concorrentes, conhece o mercado, assessora o cliente, vende a marca dele e acaba se tornando um analista do cliente. Então, a roda que movia a venda antigamente mudou e se chama “relacionamento”, mudou o profissional.
CNPJ não compra de CNPJ. São pessoas que compram de pessoas.
É preciso ter em mente que a consultoria de vendas e negociação é uma premissa para o profissional do novo milênio. A cada dia novidades estão sendo lançadas. As relações antes locais se tornaram globalizadas. O mercado está cada vez mais competitivo e complexo. Como conseqüência, no lugar da estabilidade vive a volatilidade. Dentro deste contexto de