Construções que aproveitam água da chuva
LORENA BASTOS DE OLIVEIRA
CONSTRUÇÕES QUE APROVEITAM ÁGUA DA CHUVA NA CIDADE DE SALVADOR - BA
Salvador, BA
2014
LORENA BASTOS DE OLIVEIRA
CONSTRUÇÕES QUE APROVEITAM ÁGUA DA CHUVA NA CIDADE DE SALVADOR - BA
.
Salvador, BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
A água é indispensável para a sobrevivência do ser humano, e desde sempre as civilizações desenvolvem mecanismos para melhor utiliza-la. Cidades sempre foram, de preferencia construídas, as margens de uma fonte de água potável, desde os tempos antigos onde não havia sistemas de encanamento, até os dias de hoje, um exemplo, o Egito, que se desenvolveram as margens do rio Nilo, pois a disponibilidade da água facilita o desenvolvimento. A água da chuva também sempre foi muito utilizada, as pessoas cultuavam deuses da chuva ou do céus que pudessem fazer chover, a relatos de civilizações muito antigas como Incas, Maias e Astecas (GNADLINGER,2000) de forma que além de irrigar plantações e encher os rios, mesmo sem um sistema avançado aproveitava-se para armazenar a água da chuva.
A sociedade evoluiu utilizando esse mineral tão precioso, e a forma de utilização deste recurso, também veio se sofisticando com o tempo, mostrando cada vez mais que o desenvolvimento das civilizações está vinculado a disponibilidade de água, tanto quanto a sua sobrevivência.
A captação de águas pluviais, não é novidade, pois a técnica existe nas civilizações a mais de 2000 anos, porem foi deixada de lado e esquecida com o passar do tempo graças a outras formas que hoje existem de captar e utilizar a água, como o fornecimento de água potável pelas concessionárias, isso fez com que durante muito tempo não houvesse necessidade de se reaproveitar a água da chuva, de forma que a não utilização desse sistema esquecido por décadas não evoluísse e fosse