CONSTRUINDO IDENTIDADE NACIONAL SÃO -TOMÉNSENO NO LIVRO DE LEITURA DE 4ª SÉRIE PÓS COLONIAL DE 1975-190
3042 palavras
13 páginas
CONSTRUINDO IDENTIDADE NACIONAL SÃO -TOMÉNSENO NO LIVRO DE LEITURA DE 4ª SÉRIE PÓS COLONIAL DE 1975-190. SOUSA, João da Silva Pinto1
SANTOS, Reinaldo dos2
RESUMO
No presente artigo, investiga-se construção de identidade nacional no livro de leitura de 4ª série da República Democrática de São Tomé e Príncipe, antiga colônia portuguesa independente desde 1975, assim como outros países colonizados, passou por uma grande mudança pós colonial caracterizado pela existência de um regime político monopartidário, sendo o MLSTP, o partido único que governou o país nesse período de 1975-1990. A partir destas reflexões, busca-se adotar uma perspectiva teórica que se insere em analise dos textos escritos, imagens e discursos narrativos ideológicos. Trata-se de um trabalho bibliográfico- documental, tendo como pressuposto identificar a maneira pelo qual é construído no livro da leitura a identidade nacional, e discutir aspectos importantes dentro da obra didática, fazendo leituras e percepções sobre iconografias utilizadas.
Palavras-chave: Livro de leitura 4ªserie, Identidade, São Tomé e Príncipe.
INTRODUÇÃO
Este trabalho problematiza a forma como é construído, os textos, imagens e discursos narrativos no Livro da leitura de 4ª classe tendo como pressuposto a construção de identidade nacional. Objetiva-se identificar no livro de leitura, os textos, iconografias e discursos sobre a formação de São Tomé e Príncipe e sua identidade enquanto povo, e como estes discursos refletiram as contradições e transformações vividas pelo são-tomense naquele período. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental, analisando Livro de leitura: 4ª classe, no período pós colonial da República Democrática de S. Tomé e Príncipe , editado pelo Ministério de Educação Nacional e Desporto, em 1979, analisando os textos e discursos que possibilitam a elaboração de uma prática reflexiva sobre o tema investigado.
O recorte temporal (1975-1990)