Constituição celular
Células é a unidade que constitui o ser vivo, podendo ocorrer isoladamente, em seres unicelulares, ou formar arranjos, tecidos, em seres pluricelulares.
Existem dois tipos básicos de células: as procariontes e a eucariontes
Há dois tipos de células, as procariontes, cujos cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana; e as eucariontes, com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
As células procariontes são pobres em membranas
A principal característica das células procariontes é a pobreza de membranas, nelas a única membrana presente é a membrana plasmática. Os seres vivos com células procariontes são denominados procariotas, o que compreende as bactérias. As células procariontes não se dividem por mitose, assim seu DNA não sofre condensação, o que não leva a formação de cromossomos visivelmente ópticos.
Podem existir invaginações na membrana plasmática que penetram no citoplasma, que se enrolam formando estruturas denominadas mesossomos. Além disso, também há no citoplasma de células que realizam a fotossíntese algumas membranas paralelas que estão associadas à clorofila ou outros pigmentos responsáveis pela captação de energia.
Outra diferença é a falta de citoesqueleto (responsável pelos movimentos e forma das células) nas células procariontes, que possuem uma forma simples, esférica ou em bastonete mantida pela parede extracelular. Essa parede é sintetizada no citoplasma e recobre a superfície externa da membrana celular, uma parede rígida que tem o papel de proteção diante das variações do meio ambiente.
O citoplasma das células procariontes não se subdivide em compartimentos, ao contrário da células eucariontes onde há um sistema de membrana que cria microrregiões com moléculas diferentes que executam funções especializadas.
As células eucariontes são compartimentadas
Essas células apresentam duas principais partes distinta, o citoplasma e o núcleo. O citoplasma é envolto pela membrana