Consorcio
MODULAR
A Volkswagen Caminhões o Ônibus localiza-se na cidade de Resende, situada entre a
Cidade do Rio de Janeiro – 160 km de distância – e a cidade de São Paulo – 286 Km de distância. Com 80 mil metros quadrados de área construída em um terreno de mais de dois milhões de metros quadrados, a montadora produz cerca de 160 veículos por dia, entre caminhões e ônibus, operando, atualmente, com sua capacidade total.
No conceito de consórcio modular os parceiros trabalham dentro da planta da
Volkswagen, nos seus respectivos módulos. É de responsabilidade do parceiro a montagem do módulo e a conexão deste módulo no chassi na linha de montagem final. Cada parceiro deve prover recursos materiais, peças e subconjuntos necessários na montagem, e os recursos
O consórcio modular estabelece transformações necessárias na busca de uma parceria na cadeia produtiva para o efetivo envolvimento dos parceiros em todas as etapas e, conseqüentemente, a conquista de um novo patamar competitivo. Busca-se a redução de custos e o aumento da produtividade ao longo de todo ciclo produtivo. A montadora concentra seus esforços no projeto, na qualidade, no marketing e nas vendas. O valor agregado industrialmente pela montadora é mínimo.
A integração dos parceiros no processo produtivo permite o entendimento das implicações de seus produtos no veículo, contribuindo com soluções para a melhoria da produtividade, tendo como principais vantagens competitivas a redução nos custos de produção, a redução do nível de inventário, o aumento da rapidez de produção dos veículos e a flexibilidade de manufatura.
As vantagens que este modelo pode trazer para a montadora, além das já citadas, são:
Redução do montante de investimento nas plantas, que é compartilhado com os fornecedores do consorcio modular;
Redução dos custos associados ao transporte e armazenagem dos componentes ou subconjuntos, graças à proximidade;