Considerações sobre a experiência de ser um terapeuta iniciante: temores iniciais e a Gestalt-terapia
Considerações sobre a experiência de ser um terapeuta iniciante: temores iniciais e a Gestalt-terapia¹
Ariane Oliveira Gomes²
Edilza Aguiar de Lobato³
Resumo:
A necessidade de suporte do psicoterapeuta iniciante faz com que este busque excessivamente o apoio em técnicas ou construa uma idealização sobre seu trabalho, ou, até mesmo, crie projeções durante seu atendimento, entre outros tipos de defesa de contato. Este artigo busca referir alguns dos problemas enfrentados pelo terapeuta iniciante e relacioná-los aos conceitos de bloqueios de contato em Gestaltterapia. Através de uma sucinta revisão teórica dos conceitos bases da Gestalt-terapia e dos temores enfrentados pelos terapeutas iniciantes, a análise foi feita a fim de melhor compreender e estudar os problemas encarados por estes. Considera-se de fundamental importância esta produção para enfim ter a possibilidade de não apenas analisar e ajudar o cliente, mas a si próprio também, criando a possibilidade de se conhecer e refletir as questões que às vezes passam despercebidas diante de tantos temores. Alcançados os objetivos, presume-se necessária a produção de mais conhecimentos sobre o assunto tendo em vista o aperfeiçoamento dos novos terapeutas, de acordo com as necessidades especificadas neste trabalho.
Palavras-chave: Gestalt-terapia, temores iniciais, terapeuta iniciante, psicoterapeuta, bloqueios de contato.
Introdução
Durante os anos de formação acadêmica, o período mais esperado por muitos dos alunos é o último ano, em que há os estágios supervisionados, as construções de TCC e de TCE. Este pode ser o ano em que há maiores angústias e temores para os futuros psicólogos e, portanto, o mais importante de sua formação acadêmica.
Távora (2001 apud BORIS, 2008) conta que apesar dos estágios diferentes de amadurecimento profissional entre os estudantes, todos sofrem as angústias causadas pelos primeiros contatos com os pacientes, necessitando de uma orientação que guie