Conselho de Seguran a da Organiza o das Na es Unidas
Introdução………………………………………………………………………………II
Desenvolvimento
1. Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas…………………...II
2. Membros do conselho…………………………………………………………..III
3. Regras de Funcionamento………………………………………………………III
4. Sistema de Deliberação………………………………………………………….V
5. Competências do Conselho de Segurança………………………………………VI
6. Meios de ação em caso de crise…………………………………………………VI
7. Análise da Resolução 2118 de 27 de Setembro de 2013 adotada no encontro NRº 7038 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas…………VIII
Conclusão……………………………………………………………………………….X
Anexo [Resolução 2118 do Conselho de Segurança]…………………………………...XI
Bibliografia……………………………………………………………………...…XXXII
Introdução
O Presente trabalho vai ser divido em duas partes e complementado em anexo com a Resoluçao 2118. A primeira parte vai incidir sobre o funcionamento, a estrutura e sobre o posicionamento do Conselho de Segurança das Nações unidas em relação à Assembleia Geral.
Na segunda parte, pretendo fazer uma análise ao contexto em torno da Resolução número 2118 do Conselho de Segurança com respeito à utilização, produção e proliferação de armas químicas na Republica da Síria.
O trabalho vai ser elaborado com base na pesquisa bibliográfica, na análise de textos sobre esta temática e na recolha de informação no próprio site da Organização das Nações Unidas.
Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas
O Conselho de Segurança é o principal órgão dispositivo constitucional destinado a assegurar às grandes potencias um direito de controlo sobre a evolução da organização, tal como ter o domínio da paz e da segurança internacionais.
O modelo de 1945 do pós guerra mantem-se, mas tem-se tornado desproporcionado com a realidade internacional, sendo visto por alguns como um princípio aristocrático.
Concorde-se ou não, é difícil entender como teria sido possível criar outro mecanismo credível à época da elaboração da Carta, depois da insuficiente ação da Sociedade