CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA
1. INTRODUÇÃO:
É o espaço de exercício da cidadania consciente, onde todos participam e contribuem para uma vida comunitária sem atropelos e inseguranças, ou seja, voluntariedade, criatividade, eficiência e eficácia, estratégia, ética, foco na comunidade, liderança, parceria, perspectiva global, rigor científico, trabalho em equipe.
É uma entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público, modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido pela Constituição Federal, vem ser o local de debate e de promoção da solidariedade entre vizinhos, entre condôminos, entre classes profissionais ou segmentos da comunidade que de algum modo estejam mais expostos à ameaça da criminalidade. Polícia Militar desenvolverá a atividade de apoio à sua criação, estruturação e funcionamento, por meio da sensibilização e da mobilização comunitária, como, por exemplo, em reuniões e na participação nas discussões comunitárias e incentivo à integração social, dos diversos agentes reais e potenciais, envolvidos na busca de soluções para os problemas da segurança pública.
Dessa forma, o CONSEP pode vir a ser o que já representa em essência, um espaço fundamental na edificação de um mundo mais solidário, menos violento, mais organizado, mais livre, colabora com as Polícias Civis, Militares e do Meio Ambiente, propondo ações e buscando soluções para os problemas de Segurança Pública.
2. MOBILIZAÇÃO SOCIAL:
Acordo que se dá entre indivíduos que, movidos por uma determinada causa, se reúnem, definem objetivos e compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade. Processo de convocação de vontades para uma mudança de realidade, através de propósitos comuns, estabelecidos em consenso. Envolve o compartilhamento de discursos, visões e