Conscientizar para preservar
Problematização:
Na escola Padre José de Anchieta têm problemas referentes ao acúmulo de lixo que os alunos jogam fora da lixeira, carteiras riscadas, paredes sujas, ventiladores quebrados, não tem lixeira nas salas, desperdício de água. Mediante este fato, iremos desenvolver um projeto, a fim de conscientizá-los a se educarem e mudar sua postura em relação ao tema proposto, pois é de suma importância para formação de cada indivíduo, para que eles possam ter consigo a ideia do quanto cada um pode fazer para melhorar a limpeza no ambiente escolar.
Justificativa:
Através desse projeto queremos proporcionar aos alunos, um ambiente escolar limpo, agradável e prazeroso onde os mesmos se sintam bem e tenham consciência que para ter êxito, precisamos da colaboração de todos, pois a escola também é uma comunidade, e é nela que aprendemos muitas coisas úteis para vida. As pessoas devem colaborar umas com as outras e se respeitarem mutuamente, pois é dever de todos zelar pela limpeza e conservação do ambiente escolar.
Objetivo geral:
Estimular a mudança, prática de atitudes e a formação de novos hábitos, proporcionando a reflexão à responsabilidade de manter a escola limpa. Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos.
Objetivos específicos:
Possibilitar uma reflexão com os alunos sobre a importância da higiene pessoal, do ambiente familiar, da escola, e da manutenção das salas, na tentativa de melhorar suas condições de vida.
Reconhecer a importância da higiene na nossa vida; Confeccionar cartazes; Produzir uma poesia referente a escola limpa.
Respeitar o ambiente escolar; terem mente o quanto cada indivíduo pode contribuir na conservação da limpeza no meio escolar. Conscientizar os alunos a valorizar a sociabilidade e a higiene,