Conjunções
HISTÓRIA E GEOGRÁFIA
REESCRITA DA OBRA DO LIVRO DE MACIEL DE AGUIAR
“PEDRO DE AURORA”
Pedro de Aurora
O escritor Maciel de Aguiar passou anos entrevistando e conhecendo vários descendentes de escravos para tentar documentar a história dos negros em livros. Um deles foi Pedro de Aurora, que era descendente de escravos e era conhecido porque ele fazia cantorias, ele era cantador, inventava suas músicas e na época eles faziam desafios que eram um tipo de competição entre dois cantadores, eles ficavam dias e noites cantando, bebendo cachaça e quem cansasse e não agüentasse mais cantar, perdia.
Pedro de Aurora aprendeu a cantar desde pequeno com seu padrasto e nunca mais parou. Ele era cortador de árvores, fazia derrubadas das árvores sempre cantando e criando novos versos. Sua mãe Linda Aurora era brava até grande, ela brigava com ele tentando ensinar o que é certo, e se ele batesse em um filho ela vinha correndo atrás dele e batia nele também. Ele se casou e teve vários filhos, cortou muitas árvores quando ficou doente foi viver só cantando nas festas da igreja, e nas noites de luar numa vila lá em Conceição da Barra.
Pedro de Aurora ficou famoso, passava noites pelas ruas de Conceição da Barra cantando e quando anoitecia voltava pra casa e sua mulher o recebia com carinho e café, mais exigia que ele cantasse pra ela.
Pedro compôs muitas canções e ficou conhecido por todo Vale do Cricaré como Pedro de Aurora o