Conjunções
--> As conjunções podem ser de dois tipos principais: conjunções coordenativas ou conjunções subordinativas.
--> CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Conjunções coordenativas são os vocábulos gramaticais que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, que possuem as mesmas funções gramaticais. As conjunções coordenativas podem ser dos seguintes tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas.
--> CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS As conjunções subordinativas possuem a função de estabelecer uma relação entre duas orações, relação esta que se caracteriza pela dependência do sentido de uma oração com relação a outra. Uma das orações completa ou determina o sentido da outra. As conjunções subordinativas são classificadas em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, conformativas, consecutivas, proporcionais, finais e integrantes.
--> As conjunções são primeiramente classificadas em coordenativas e subordinativas, de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções coordenativas ligam termos ou orações sintaticamente equivalentes. As conjunções subordinativas ligam uma oração a outra que nela desempenha função sintática; em outras palavras, ligam uma oração principal a uma oração que lhe é subordinada.
--> De acordo com o sentido das relações que estabelecem, as conjunções coordenativas são classificadas em: aditivas (exprimem adição, soma): e, nem, não só… mas também, etc ; adversativas (exprimem oposição, contraste): mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, etc; alternativas (exprimem alternância ou exclusão): ou, ou…ou,