conjunçao
Analise os pares de enunciados, conectando-os logo em seguida por meio de uma conjunção coordenada que se adéque ao contexto.
a – São várias as injustiças sociais. Não podemos desistir de lutar por um mundo mais igualitário. b – Suas escolhas farão toda diferença futuramente. Prossiga rumo à conquista de seus ideais. c – Somente duas opções lhe restavam. Continuaria omitindo informações, ou revelaria todo segredo à família. d – Não comparecemos à reunião. Estávamos aplicando testes aos futuros colaboradores. e – Tente desculpar-se com seus amigos. Depois os convide para um programa agradável.
ver resposta
Questão 3
(PUC-SP) No período: “Da própria garganta saiu um grito de admiração, que Cirino acompanhou, embora com menos entusiasmo”, a palavra destacada expressa uma ideia de:
a) explicação b) concessão c) comparação d) modo e) consequência
ver resposta
Questão 4
A análise de uma conjunção está intrinsecamente ligada ao contexto no qual é empregada, visto que um mesmo conectivo pode apresentar distintas classificações, em se tratando de um dado enunciado linguístico. Com base nas informações prestadas e, sobretudo, em seus conhecimentos, analise os casos em evidência, com vistas a apontar o tipo de relação estabelecida.
a) Como não tinha se preparado para o exame avaliativo, seu desempenho não foi satisfatório. b) Realizamos o trabalho como nos foi determinado. c) Era linda como uma flor, e meiga como um anjo. d) Não procurava interagir com ninguém, como resultado, foi excluída do grupo.
ver resposta
Questão 5
Diante das orações que seguem, atente-se para a ocorrência de algumas conjunções subordinadas, analisando, posteriormente, a relação de sentido que a elas se refere.
a- “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja”. (Oswald de Andrade) b – “Naquele momento, como já disse, conservavam-se todos em silêncio”. (Graciliano Ramos). c – Para que sejas bem sucedido, procure se aperfeiçoar sempre. d –