Conjuntura Econômica
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
CONJUNTURA ECONÔMICA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA
SOCIEDADES ANÔNIMAS
Priscilla Silvino Romualdo, mat.2014101060;
Fernando Barros, mat.2012190390;
Dyego Daniels, mat. 2010120311;
Rio de Janeiro, Julho.2014.
Priscilla Silvino Romualdo, Fernando Bastos e Dyego Daniels
Alunos do Curso de Gestão Empresarial da UCB
SOCIEDADES ANÔNIMAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação em A2 na disciplina de Conjuntura Econômica e Estratégia Corporativa da UCB, sob a orientação do Prof. Daniel Gonçalves.
Rio de Janeiro, Jul.2014.
INTRODUÇÃO
Sociedade Anônima é uma maneira jurídica de composição de empresas, onde o capital social é distribuído em ações que podem ser livremente negociadas, não tendo necessidade de um título público. A Sociedade Anônima presume a aquisição de lucros que são repassados aos acionistas. As Sociedades Anônimas possuem duas espécies, sendo estas Companhia Aberta e Companhia Fechada e as ações são classificadas em ordinárias, preferenciais e fruição. Vejamos a seguir um pouco mais sobre as Sociedades Anônimas.
1. ESPÉCIES DE SOCIEDADES ANÔNIMAS
1.1. Companhia Fechada.
A Companhia fechada obtém seu capital através da participação de seus acionistas, que normalmente não é em grande número. Os interesses são regulados no âmbito do Contrato Social. Para que esta Companhia seja fechada, ela deverá possuir menos de vinte acionistas, tendo um patrimônio líquido inferior a um milhão de reais, sendo de esta não controladora de grupo de sociedade ou filiadas a ela. A Companhia Fechada arquivará no registro do Comércio os documentos da Administração, pois foi isentada de publicá-lo,
1.2. Companhia Aberta.
A Companhia Aberta procura recursos com o mercado de