Conjuntos Mecanicos
L AL
AUU
24
A
24
Conjuntos mecânicos II
N
esta aula trataremos de outro assunto também relacionado a conjuntos mecânicos: o desenho de conjunto.
Desenho de conjunto
Desenho de conjunto é o desenho da máquina, dispositivos ou estrutura, com suas partes montadas.
As peças são representadas nas mesmas posições que ocupam no conjunto mecânico. O primeiro conjunto que você vai estudar, para interpretar desenhos para execução de conjunto mecânico é o grampo fixo fixo. 1
2
3
4
5
Introdução
24
O grampo fixo é uma ferramenta utilizada para fixar peças temporariamente. As peças a serem fixadas ficam no espaço “a” (ver na figura). Esse espaço pode ser reduzido ou ampliado, de acordo com o movimento rotativo do manípulo
(peça nº 4) que aciona o parafuso (peça nº 3) e o encosto móvel (peça nº 2).
Quando o espaço “a” é reduzido, ele fixa a peça e quando aumenta, solta a peça.
O desenho de conjunto é representado, normalmente, em vistas ortográficas. Cada uma das peças que compõem o conjunto é identificada por um numeral. O algarismo do número deve ser escrito em tamanho facilmente visível.
Observe esse sistema de numeração na representação ortográfica do grampo fixo fixo. Você notou que a numeração das peças segue o sentido horário?
Os numerais são ligados a cada peça por linhas de chamada chamada. As linhas de chamada são representadas por uma linha contínua estreita. Sua extremidade termina com um ponto ponto, quando toca a superfície do objeto. Quando toca a aresta ou contorno do objeto, termina com seta seta. Uma vez que as peças são desenhadas da mesma maneira como devem ser montadas no conjunto, fica fácil perceber como elas se relacionam entre si e assim deduzir o funcionamento de cada uma.
Geralmente, o desenho de conjunto em vistas ortográficas não aparece cotado. Mas, quando o desenho de conjunto é utilizado para montagem, as cotas básicas podem ser indicadas.
Ficou claro?
Então resolva o