Conhecimento científico x Conhecimento Religioso
ISABELLE KATHERINE VIANA RAMOS
Sabemos que, conhecimento é o fruto da relação entre aquele que conhece e o que é conhecido. Podendo ter distintas acepções, conforme o contexto.
O Conhecimento Científico se dá através da investigação. Surge da dúvida, e é comprovado concretamente, gerando leis válidas. Por ser investigado, o mesmo, acaba encontrando respostas para os fenômenos que norteiam o ser humano. Como é real, constrói proposições ou hipóteses que podem ser testadas através da experimentação.
Na Renascença, a ciência era vista como certa e uma verdade absoluta que é alcançada pelo conhecimento e regido por leis e princípios. Mas atualmente, é entendida como uma busca constante de explicações e soluções de reavaliação de seus resultados.
Diferente do Conhecimento Científico, o Conhecimento Religioso é constituído por evidencias não verídicas e apoia-se em doutrinas irrevogáveis e tem por objetivo explicar a origem, a finalidade e o destino do mundo. Neste campo, o homem constrói interpretações da realidade fundamentadas na fé e na crença de uma verdade iluminada e de um Deus que materializa esta verdade.
Percebemos que, o Conhecimento Científico busca de comprovações racionais para confirmar algo, ou seja, investiga até chegar as suas conclusões verdadeiras, fazendo com que, suas conclusões sejam experimentadas. Ao contrário dos saberes religiosos, “ Procura renovar-se e modificar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas”. Neste contexto, o Conhecimento Religioso é questão de crença, de fé. Com isso, ou é de uma determinada forma, ou não se acredita. Neste tipo de conhecimento, não é necessário e não há comprovações, mesmo com tantas perguntas sem respostas.