Conhecendo alguns cursos
Engenharia Quimica
ENGENHARIA AMBIENTAL
Engenharia de Materiais
EDUCAÇÃO FÍSICA
Psicologia
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
AGRONOMIA (Eliane Susin)
Engenharia Quimica (Camila Raota )
ENGENHARIA AMBIENTAL (Jéssica Marzotto)
Engenharia de Materiais (Maiara Vaz Moreira)
EDUCAÇÃO FÍSICA (Lucas Breitenbach )
Psicologia (Gislaine Padilha)
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (Rafael Argenta)
Grupo Alma e Razão.
Historia do Curso:
Conceito etimológico (origem): o prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável; campo“.
Conceito acadêmico: Ciência que se destina ao estudo e prática da produção sustentável e lucrativa de plantas e animais domésticos de interesse econômico.
Primeiro curso existente: no mundo:
1848 a agronomia torna-se “oficial”, com a fundação na França do Instituto Nacional Agronômico de Versailles (1848-1852). Porém, antes disso, os termos “agrônomo” ou “engenheiro agrônomo” já eram amplamente utilizados no período da revolução francesa (final dos anos 1700).
no Brasil:
1875 instalava-se, no Brasil, o primeiro curso superior da área de ciências agrárias, o Curso de Agronomia da Imperial Escola Agrícola da Bahia.
1883 segundo curso de agronomia, criado em Pelotas no RS.
Obs.: foram criadas, ainda na fase imperial, vinculadas aos interesses da aristocracia agrária na busca de uma solução para o problema de mão-de-obra, comércio e competitividade dos produtos agrícolas.
Atualmente são cerca de 224 IES com curso de Agronomia regulares no país, a cada 100 Instituições de Ensino, 75% oferecem o Curso de Agronomia em sua Grade Curricular, mas apenas 7% dos Institutos federais oferecem esta graduação. Segundo Avaliação do Mercado, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor universidade para estudar Agronomia.
Seguida por:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – SP