Congrega o s o Pedro ad V ncula
14336 palavras
58 páginas
1.IntroduçãoNo trabalho desenvolvido com tema Pentecostes, compreenderemos o seu significado desde sua origem no cenáculo da fé onde estavam reunidos a mãe de Jesus, Maria, e os Apóstolos, após cinquenta dias da morte de Jesus de Nazaré. A Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espirito Santo, vindo ao encontro no cenáculo desce como em línguas de fogo e lhes dá o dom que provem do Espirito Santificador.
Na igreja a festa de Pentecostes se inicia no sábado com a vigília, onde se fica esperando e clamando a vinda desse Espirito que anima e impulsiona os fiéis a vivenciarem assim como os Apóstolos a experiência do Deus Amor. A celebração de Pentecostes na igreja ocorre sempre em datas moveis de acordo com a data da celebração da Paixão, Morte e Ressureição do Senhor, no domingo de Páscoa; por isso, não se tem data fixa para celebração da festa. As leituras da liturgia é sempre a mesma, referindo se a vinda do Espirito Santo. Encerando se assim toda a liturgia Pascal.
2.Pentecostes
Pentecostes, do grego, pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja.
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o