confucio
Seu principal opositor é Mo-ti. Para Mo-ti os príncipes devem ter o direito de ditar leis e impor opiniões. Mo-ti faz a Confúcio a seguinte crítica:
Não reconhece o céu como um ser pessoal e inteligente;
Aconselha suntuosas cerimônias fúnebres;
Dá demasiada importância a música;
Ensina que o destino humano depende de forças cegas
As primeiras críticas ao confucionismo surgem com a República: a doutrina é considerada conservadora e associada às estruturas feudais.
Deve-se ressaltar que o Confucionismo nunca foi uma religião independente, o termo abrange uma série de ideias filosóficas e políticas que formavam os pilares do governo e da burocracia da China imperial.
Para garantir a harmonia entre o universo, a natureza e o homem, Confúcio adotou alguns conceitos chineses antigos, como por exemplo, o tao que é a harmonia predominante no universo, assim o indivíduo deve tentar viver em harmonia e compreensão, e o te que é o caminho certo para a ação.
Quando perguntado respondia a todas as perguntas, menos as que se referia a Deus, para essas ele respondia, “Mostre respeito pelos deuses, mas mantenha-os à distância” e se havia vida após a morte. Dizia que devemos pagar o bem com o bem, e ao mal fazer justiça.
O amor dá a paz. Doar sem esperar recompensa, isso é o amor. Segundo Confúcio, no caminho para á vida do bem, deve-se desejar o bem, seguir o bem, repousar no amor e agir com arte.
Com sua morte aos 74 anos, seus escritos passaram as mãos de seu neto Tsé- Tsé, que foi quem os passou adiante. A doutrina de Confúcio era: “Aqueles que fazem caridade devem ter recompensa e não humilhar a pessoa à qual fazem a caridade”. Para Confúcio os governantes deveriam administrar o seu país segundo as Cinco Virtudes Constantes:
1. Benevolência: desejar trabalhar para o bem do povo.
2. Retidão: não façais aos outros aquilo que não quereríeis que eles voz fizessem (Jen).
3. Decência: comportar-se com cortesia para com as pessoas sobre as quais se