conflitos arabes
A compreensão desses acontecimentos é de extrema importância para analisarmos a reorganização da geopolítica mundial. Sendo assim, elaboramos uma metodologia para que esse tema seja abordado em sala de aula de forma que possa despertar o senso crítico dos estudantes diante desse cenário de conflitos internos nos países do mundo árabe.
Inicie a aula questionando quais os países que estão envolvidos em conflitos. Em seguida, localize essas nações no mapa-múndi e explique aos alunos sobre a política implantada nesses países. Destaque que a população egípcia, após 30 anos sob a presidência de Hosni Mubarak, foi a primeira a se manifestar para abertura política e garantia dos direitos civis.
Nesse momento, elucide sobre a política implantada por Mubarak, que, desde que assumiu o poder, reprimiu de forma violenta os grupos extremistas islâmicos, proibiu manifestações populares, perseguiu opositores políticos, etc. Foi diante desse cenário, além dos problemas socioeconômicos, que grande parte da população foi às ruas reivindicar a renúncia de Mubarak.
Explique que, após 18 dias de manifestações e pressão da comunidade internacional, Mubarak renunciou ao cargo. Cite que a vitória obtida pela população egípcia motivou uma onda de manifestações em outros países para implantação de governos democráticos, tais como na Líbia, Argélia, Bahrein, Omã, Iêmen e Tunísia.
Posteriormente, destaque que esses conflitos alteram a economia global e modificam as relações geopolíticas, visto que a maioria desses países são produtores e exportadores de petróleo e gás natural. Para finalizar, solicite a realização de um trabalho em grupo (até quatro alunos)