Conflito mali
1. Tema, Título
Seminário de Conflitos Internacionais – Mali, um conflito de etnias, interesses e Jihad | 2. Introdução
Este relatório tem como objetivo, discorrer sobre o conflito do Mali, apresentando as estruturas sociais, econômicas e políticas daquele país e o seu contexto histórico, analisando o conflito, através de suas principais características, tais como a identificação dos atores envolvidos, da correlação de forças entre estes, do cenário em que o conflito está se desenrolando, a posição das organizações internacionais em relação a este, possíveis desdobramentos e também uma análise teórica de sua ocorrência. | 3. Perfil Geral da República do Mali
3.1 GeografiaMali, cujo nome oficial é República do Mali, é um país africano sem saída para o mar na África Ocidental. O Mali é o sétimo maior país da África. Limita-se com sete países, a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a oeste pela Mauritânia e Senegal e ao sul pela Costa do Marfim, Guiné e Burkina Fasso. Seu tamanho é de 1.240.000 km². Está dividido politicamente em oito regiões, que são Gao, Kayes, Kidal, Koulikoro, Mopti, Segou, Sikasso e Timbuktu.Os recursos naturais do país são consideráveis. O ouro, o urânio, o fosfato, o caulim, o sale o calcário são os recursos mais explorados. Além de reservas de petróleo, bauxita (minério de ferro) manganês, estanho e cobre, localizadas no norte do país e ainda não utilizadas.
3.2 Economia / Demografia3.2.1 EconomiaO Mali é um dos países mais pobres do mundo com salário médio anual de $1500,00 dólares. O PIB do país aumentou desde a implementação de um programa de ajuste econômico que resultou no crscimento e reduziu os saldos negativos ( junção de Mali à Organização Mundial do Comércio – 31 de Maio de 1995).O algodão colhido é exportado do país, principalmente para o Senegal e Costa do Marfim, além do algodão, Mali produz arroz, milho, legumes, rapé e colheitas de árvores.