Conflito De Beagle
Este trabalho refere-se a uma pesquisa sobre o Conflito de Beagle, ocorrido em 1978 entre Chile e Argentina pela disputa entre ilhas.
Também outro conflito mais atual, entre Japão e China.
Conflito de Beagle
Em 1881, Chile e Argentina assinaram um acordo sobre o Canal de Beagle: chamado "Paz de los estrechos". Entretanto, mesmo depois da assinatura deste tratado, sempre discutiram seus limites sobre o emaranhado de ilhas que cercam o canal, considerando além dos aspectos geográfico e estratégico (dividindo os Oceanos Atlântico e Pacífico e dando acesso à Antártida), os recursos naturais ali existentes (urânio e petróleo).
Em 1977, o Tribunal Internacional preparou um laudo arbitral que considerou chilenas as ilhas, abrindo para este país o acesso ao oceano Atlântico. Esse laudo quase levou os dois países a guerra em 1978, pois a arbitragem foi repudiada pela Argentina.
Em 1978, a questão foi submetida à mediação do Papa João Paulo II, ficando o Chile com as ilhas Nueva, Picton e Lennox, além de controlar o canal de Drake e a Argentina passou a controlar o mar territorial Atlântico e seus recursos pesqueiros e petrolíferos.
Atualmente, essa questão não apresenta problemas. Porem, simultaneamente, acontece varias disputas por ilhas mundo a fora, como por exemplo, a disputa territorial no Mar do Leste da China, entre china e Japão, está ficando mais acirrada. O Japão emitiu ordens para abater DRONES (veículos aéreos não tripulados) estrangeiros em seu espaço aéreo e a China prometeu guerra se o Japão derrubar seus DRONES.
O conflito é sobre as ilhas Senkaku, chamadas pela China de ilhas Diaoyu. As três ilhas áridas têm estado sob controle japonês desde 1895. Elas passaram para o controle dos EUA quando da rendição japonesa após a 2ª Guerra Mundial, mas foram devolvidas ao Japão em 1972.
Se um conflito começar, isso poderia ter um efeito dominó em toda a região da Ásia-Pacífico. A China está envolvida em disputas territoriais com a maioria de seus