Configura Es De Acessibilidade
Search
Selecione o idioma
Pular para menu secundário
Pular para sumário
Pular para conteúdo
Testemunhas de Jeová
Português
INÍCIO
ENSINOS BÍBLICOS
PUBLICAÇÕES
IMPRENSA
QUEM SOMOS
LOGIN
BUSCAR
ITENS EM DESTAQUE
BÍBLIA
REVISTAS
LIVROS E BROCHURAS
MINISTÉRIO DO REINO
MÚSICAS
PEÇAS TEATRAIS
LEITURAS BÍBLICAS DRAMATIZADAS
VÍDEOS
BIBLIOTECA ON-LINE
Parte superior do formulário
LER EM
Parte inferior do formulário
DESPERTAI! NOVEMBRO DE 2012
O Conceito da Bíblia
Por que evitar a ostentação?
“Usar uma calça jeans de grife ou qualquer outra coisa de marca é suficiente para tirar uma pessoa insegura do tédio da insignificância e levá-la à ilusão de pensar: ‘Agora eu sou importante! Se você não acredita, dê uma olhada na etiqueta da minha roupa!’” — Chaytor D. Mason, psicólogo.
PARA conseguirem a admiração dos outros, alguns ostentam roupas de grife e outros itens chiques. Em certo país asiático, por exemplo, os “novos ricos amam produtos luxuosos — itens importados, como bolsas francesas e carros esportivos italianos. Mas o que eles mais amam é exibir [sua riqueza]”, diz um artigo do jornal The Washington Post.
É claro que não há nada de errado em aproveitar as coisas boas resultantes de seu trabalho. A Bíblia diz: “Que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” (Eclesiastes 3:13) Mas é sábio ostentar, ou exibir, nossos bens? O que a Bíblia diz?
“O rico tem muitos amigos”
Quando alguém rico ou que finge ser rico ostenta seus bens, que tipo de amigos ele talvez atraia? A Bíblia nos dá uma dica neste sábio provérbio sobre a natureza humana: “O pobre é desprezado até pelo seu vizinho, mas o rico tem muitos amigos.” — Provérbios 14:20, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Isso dá a entender que os “muitos amigos” do rico na verdade não são amigos da pessoa em si, mas das riquezas dela. A suposta amizade e os falsos elogios deles são motivados por puro interesse. A Bíblia