CONFIABILIDADE
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Confiabilidade
‘MANTENABILIDADE’
NITERÓI
2014
Clovis Roberto Duailibi Pena
Confiabilidade
Trabalho apresentado à Disciplina de Confiabilidade do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO .
Professor: Ney
NITERÓI
2014
Introdução à mantenabilidade
A mantenabilidade também é conhecida como manutenabilidade ou mantenabilidade. Segundo Roger D. Leitch (1995); Mantenabilidade é a probabilidade de que um sistema em estado de falha seja restaurado ao seu estado de funcionamento, em um dado tempo e condições específicas. Ou seja, a mantenabilidade, assim como a confiabilidade e dpenderá de alguns fatores, os quais serão descritos a seguir.
Recursos disponíveis
Número de pessoas para reparo: uma equipe com duas pessoas levará mais tempo para efetuar o reparo do que uma equipe com 10 pessoas.
Equipamentos para diagnóstico: afeta a velocidade do diagnóstico, uma equipe que possua acesso a termógrafos, acelerômetros, multímetros, terá uma probabilidade de sucesso na manutenção maior que uma equipe que não possua esses recursos.
Equipamentos para reparo: saca-polias, chaves específicas entre outros equipamentos também afetarão a probabilidade de sucesso da manutenção.
Disponibilidade de sobressalentes: manter sobressalentes em estoque pode possuir preços elevados, porém sua falta em momentos críticos pode causar grandes perdas econômicas. Isso se agrava com os equipamentos importados, onde o preço dos sobressalentes é elevado e seu envio leva muito tempo. Imaginando que em uma planta de petróleo não é incomum ter um custo por volta de $50.000,00 por hora de processo parado, percebe-se claramente que otimização do estoque de sobressalentes é necessária para garantir que os riscos a operação são os mais adequados.
Qualificação da mão de obra: um dos fatores de influência mais fáceis de resolver do ponto de vista