Confiabilidade da Informação
Confidencialidade é a propriedade da informação que não estará disponível ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos sem autorização. Portanto, confidencialidade é a garantia do resguardo das informações dadas pessoalmente em confiança e proteção contra a sua revelação não autorizada.
Atualmente, confidencialidade é considerada como sendo o dever de resguardar todas as informações que dizem respeito a uma pessoa, isto é, a sua privacidade. A confidencialidade é o dever que inclui a preservação das informações privadas e íntimas.
A confidencialidade também se refere a um princípio ético associado com várias profissões, por exemplo, medicina, direito, contabilidade e jornalismo.
Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar. E para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar. Assim, por exemplo, o balanço patrimonial numa determinada data deve representar adequadamente as transações e outros eventos que resultam em ativos, passivos e patrimônio líquido da entidade e que atendam aos critérios de reconhecimento.
A confidencialidade da informação é um dos 3 pilares da segurança da informação que são: disponibilidade, integridade e confidencialidade.
Disponibilidade: informação tem que estar disponível quando necessária.
Integridade: a informação tem que estar integra, inteira, sem modificações, completa do inicio ao fim.
Confidencialidade: a informação tem que ser acessível somente por pessoas autorizadas a terem acesso.
A CONFIABILIDADE DA INFORMAÇÃO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
Sociedade Bíblica do Brasil – é uma organização sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural (3º setor);
Atuando desde 1.995 a SBB conta com 14 filiais e um centro de