Conferência debate os principais aspectos de segurança das barragens
Encontro reúne especialistas do meio técnico e acadêmico nos dias 17 e 18 de maio, em São Paulo
Ana Paula Rocha
A IBC (International Business Communications) promove entre os dias 17 e 18 de maio, em São Paulo a 7ª Conferência sobre Barragens. O evento reunirá especialistas do meio técnico e acadêmico para discutir aspectos fundamentais da segurança das barragens. Na abertura do encontro, o coordenador do grupo de segurança de barragens da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Carlos Henrique Medeiros, avaliará a importância de um plano de gestão de riscos para garantir a segurança das barragens. Em seguida, o professor da PUC-Rio, Alberto Sayão, que também é ex-presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, falará sobre a relevância da geomecânica para a segurança das barragens. Para completar, Ana Laura Nunes, presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, apresentará as técnicas de investigação e instrumentação das barragens.
O evento ainda promoverá um painel de discussão sobre as responsabilidades da Geologia de Engenharia Geotécnica na implantação de um empreendimento. O debate será conduzido pelo geólogo e consultor Álvaro Rodrigues dos Santos e abrirá espaço para as considerações dos participantes. A programação da conferência também prevê a análise do projeto de Lei 168, de autoria do Senador Gilberto Flávio Goellner (DEM-MT), que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens, além de um workshop sobre a instrumentação estática e dinâmica de barragens, com trabalhos conduzidos pelo diretor da Terratek, Alberto Ortigão.
A 7ª Conferência sobre Barragens conta com o apoio da APMPE (Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica), Abrage (Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia