CONFEF
1º) O Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, pelas suas atribuições e comprometimento diante da sociedade brasileira, fundamentalmente pela consecução de uma EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE. De acordo com a competência de regulamentar a Lei que o instituiu, apresente o que determina o documento que aponta e identifica a intervenção do Profissional de Educação Física.
RESPOSTA: O presente Documento é referência para a atuação profissional e vem sendo produzido, e desenvolvido, desde a promulgação da Lei n° 9696 para o estabelecimento de filosofia renovada, princípios, estratégias e procedimentos, adequados à realidade brasileira, tendo em vista os valores sociais e pedagógicos.
2º) A EDUCAÇÃO FÍSICA brasileira, bem como a profissão de Educação Física, vivem momentos de transição e de mudanças de paradigmas, tornando-se cada vez mais necessário evidenciar, identificar e desenvolver suas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Identifique o real motivo desta transição.
RESPOSTA: Por determinação da Lei n° 9696/98, que regulamentou essa profissão, é prerrogativa do profissional graduado em Curso Superior de Educação Física (Licenciatura ou Bacharelado), com registro no Sistema CONFEF/CREFs, a prestação de serviços à população em todas as atividades relacionadas à Educação Física e nas suas diversas manifestações e objetivos.
3º) O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeiras, artes marciais, dança, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, relaxamento corporal, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano. Tendo em vista todas as especialidades apresentadas, qual o propósito do Profissional de Educação Física?
RESPOSTA: Prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação ou