Conexões atm
CURSO: GERENTE DE REDE DE COMPUTADORES
CONEXÕES ATM
CUIABÁ/MT
NOVEMBRO/2008
ADILCE ZAENE,
ANGÉLICA NAYARA,
ALEXSSANDRO MACHADO,
LAERTE VICTOR,
JESUS
WALDINEIDE LEMES
CONEXÕES ATM
Trabalho ao ICEC - Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, Curso Gerente de Redes de Computadores tendo como tema – Conexões ATM, orientado pela Profª. Juliana.
CUIABÁ/MT
NOVEMBRO/2008
INTRODUÇÃO
A Tecnologia ATM - Asynchronous Tranfer Mode foi desenvolvida devido às tendências na área de redes. Nesta era da informação, os usuários requisitam cada vez mais um número grande de serviço, dentre eles: HDTV, Vídeo conferência, Transferência de dados, Multimídia, Vídeofonia, etc. Sendo assim torna necessário ter flexibilidades nas redes de comunicações, levando ao desenvolvimento da tecnologia ATM. A visão geral da tecnologia ATM, passou por várias fases, de mais uma planificação para empresa telefonia, á inevitável utilização futura em todos os tipos de telecomunicações; de uma complexa tecnologia fadada a ser substituída pela Gigabit Ethernet a uma promissora perspectiva de ser parte importante na ligação entre redes locais.
AS CONEXÕES ATM
O transporte em uma rede ATM é realizado através de conexões, cada nó intermediário de uma rede tem função de receber as células que chegam a suas portas de entrada e retransmiti-la através de suas portas de saídas (comutação), por uma determinada rota (conexão). É função do Switch ATM informar as rotas, e o encaminhamento das células e manter a integridade das seqüências delas no roteamento.
As redes ATM fornecem dois tipos de conexões:
• Conexão com Canal Virtual – VCC (VIRTUAL CHANNEL CONNECTION): é uma rota unidirecional entre um usuário