conetxto do surgimento da nova gestao publica
3969 palavras
16 páginas
Rede SocialÉ uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsóvel pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem interesses e objectivo em comúm e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e âmpla maneira das ideias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comúm.
Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". São também consideradas como uma medida de politica social que reconhece e incentiva a atuação das redes de solidariedade local no combate a pobreza e a exclusão social e na promoção do desenvolvimento local. As redes sociais sao capazes de expressar ideias políticas e económicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes. Esse segmento que proporciona a âmpla informação a ser compartilhada por todos, sem canais reservados e fornecendo a formação de uma cultura de participação, é possível, graças ao desenvolvimento das tecnologias decomunicação e da informação, a globalização, a evolução da cidadania, a evolução do conhecimento científico sobre a vida etc. as redes unem os individuos organizando-os de forma igualitária e democrática e em relação aos objetivos que eles possuem em comúm.
Vertentes
As redes sociais podem ser divididas em três vertentes:
• Rede Social Primária ou Informal: Sao redes de relações entre individuos , em decorrência de conexões pré-existentes, relaçes semi-formalizadas que dão origem a quase grupos. (WARREN,op,cit,p. 168). Ela é formada por todas as relações que as pessoas estabelecem durante a vida cotidiana, que pode ser