Condócitos
O tecido cartilaginoso é outra modalidade de tecido conjuntivo. Suas características morfológicas obedecem ao plano geral dos tecidos de natureza conjuntiva e tem como função a sustentação.
O tecido cartilaginoso é constituído por três tipos de cartilagem: a cartilagem hialina, a cartilagem fibrosa e a cartilagem elástica. Em todas elas encontram-se células esféricas ou ovóides contidas em lacunas, chamadas condroblastos, situadas dentro da substância intercelular, que recebe o nome de matriz cartilaginosa. As células que formam o tecido cartilaginoso são denominadas condrócitos.
O condrócito tem forma globosa a ovóide, contendo um núcleo que acompanha sua forma e um citoplasma, vacuolizado. A célula jovem, chamada condroblasto, apresenta-se em atividade de síntese com um retículo endoplasmático rugoso (RER) e complexo de Golgi bastante desenvolvidos. A membrana emite curtos e finos microvilos e a célula ocupa totalmente seu condroplasto.
No condrócito maduro observam-se poucas organelas, acúmulos de lipídios em seu citoplasma e, em certos casos, reservam glicogênio. Os finos e curtos microvilos estão presentes e a célula continua ocupando todo o condroplasto. A matriz cartilaginosa é rica em glicoproteínas, contém fibras colágenas (hialina), fibras elásticas (elástica) e feixes colágenos (fibrosa).
Nos três tipos de cartilagem, entretanto, é freqüente a presença de uma maior concentração de glicoproteínas nas imediações dos condroplastos. Os três tipos de cartilagem não são vascularizados, isto é, não há capilares nutrindo sua matriz. A nutrição se dá por difusão dos nutrientes através de sua matriz que chegam por vasos até o pericôndrio por um líquido chamado de líquido sinovial.
Além do colágeno, vasos e nervos, o pericôndrio contém células em tudo semelhantes aos fibroblastos. No entanto, estas células podem se diferenciar em condroblastos e promover o crescimento ou a regeneração de cartilagens jovens. Além de estar