condutores pluviais
03/11/2010 04:04
As calhas Aquapluv Beiral e Aquapluv Style foram desenvolvidas para uso em casas que possuem telhado com beiral. Para um desempenho perfeito, é fundamental que a calha seja instalada com a declividade adequada, com o número correto de condutores e com o correto espaçamento entre eles.
Alguns dados normalmente utilizados para o dimensionamento do sistema de coleta de chuvas de telhados e coberturas são a capacidade de vazão das calhas e bocais:
Vazão da Aquapluv Style: 418 l/min, quando instalada com 0,5% de declividade, ou seja, 5 mm de inclinação por metro.
Vazão da Aquapluv Beiral:
235l/min (nas mesmas condições)
Vazão do bocal e condutor circular:
357l/min
Vazão do bocal e condutor retangular:
280l/min
Nos cálculos de dimensionamento de sistemas de coleta de águas pluviais, primeiramente é preciso calcular a vazão máxima de contribuição do telhado, que vai depender do regime de chuvas da região onde está a construção.
Segundo a norma NBR 10844, as calhas devem ter capacidade para escoar a água da chuva com intensidade correspondente a 5 anos de período de retorno (chuva que tem a probabilidade de ocorrer 1 vez a cada 5 anos) sobre a área de contribuição de um plano de telhado.
Vamos ver agora como calcular, de forma prática, a vazão de contribuição do telhado e do número de condutores. Cálculo da vazão de contribuição do telhado
Para calcular a vazão de contribuição do telhado, utiliza-se a seguinte fórmula: Sendo:
Q: vazão de escoamentoi: intensidade de chuva na região para período de retorno de 5 anos
Ac: área de contribuição
Para facilitar os cálculos apresentamos a Tabela AP01, que apresenta a área máxima de contribuição de telhado que os condutores circulares e retangulares da linha Aquapluv Style atendem, conforme as localidades do país (já considerando as chuvas com período de retorno de 5