Concreto
Resumo
O concreto é um material de construção resultante da mistura, em quantidades racionais, de aglomerante (cimento), agregados (brita e areia) e água. Logo após a mistura, o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam entre aglomerante e água. Em alguns casos são adicionados aditivos que modificam suas características físicas e químicas.
O concreto é o material mais utilizado pelo homem depois da água e seu consumo só tende a crescer. Ele é destinado à estrutura de concreto armado, protendido e projetado, entre muitos outros tipos de estruturas.
Palavras chaves: Concreto. Resistência à compressão.
1. Introdução
A pesquisa consiste no estudo sobre a resistência à compressão e a impermeabilização do concreto, abordando a importância da dosagem na relação água/cimento para sua resistência final. Alguns fatores externos podem influenciar no resultado final e por isso é necessário antes da execução do concreto, calcular a quantidade exata dos agregados de acordo com o traço e verificar o teor de umidade dos mesmos.
Apresentar as propriedades do concreto fresco e endurecido, composição, preparo, controle e resistência final obtida através de texto de rompimento feito em laboratório, e suas diversas formas de utilização.
Neste trabalho, serão analisadas as características finais do concreto (resistência e impermeabilidade), devido à adição de certos materiais e a quantidade destes materiais (traço do concreto), a forma de aplicação desses diferentes tipos de concreto, e teste feito em laboratório, para saber se a resistência desejada foi obtida.
2. Conteúdo do desenvolvimento
2.1 Concreto
Segundo a NBR 12655, 2006, o concreto é um material formado pela mistura homogênea de cimento, agregados