Concreto
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
ROGER SANER LUCAS BREDER PASCHOARELLI
VALDOMIRO DE ABREU MIRANDA
OSEIAS FIDELIS DA SILVA
CONCRETO
Caratinga, 2013
FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ROGER SANER LUCAS BREDER PASCHOARELLI
VALDOMIRO DE ABREU MIRANDA
OSEIAS FIDELIS DA SILVA
CONCRETO
Resumo apresentado pelo(a) acadêmico(a) Roger Saner,Valdomiro de Abreu Miranda e Oseias Fidelis da Silva como requisito parcial para a sua aprovação na disciplina Geometria Analitíca e Álgebra Linear, ministrada pelo(a) professor(a) Rogério Alves Santana.
Caratinga, 2013
Introdução
O concreto é sem duvida o material mais utilizado na construção, tem emprego freqüente em estruturas, pavimentação, obras de arte, pré-fabricados.
Existe uma serie de etapas para que se consiga um concreto de boa qualidade.São elas: materiais e métodos, amostragem, coleta, e tempo de cura.
1.1 Concreto
O concreto é definido como sendo a mistura de um aglomerante (cimento), agregados (areia e brita), agua e aditivos, com a finalidade de construção de peças para obras civis.
No entanto situações especiais poderão existir, levando-se em conta as particularidades das peças as quais serão concretadas. Sendo assim, outros agregados poderão ser utilizados,como: isopor, argila expandida, vermiculita, hematita, barita, etc. Ainda, adições aglomerantes como: sílica ativa, metacaulim, pozolanas, etc.
Aditivos especiais: retardadores, aceleradores isentos de cloretos, super-pastificantes, hiper-pastificantes, incorporadores de ar, impermeabilizantes, hidrofugantes, pigmentos, etc.
Outras adições: fibras de aço, nylon, polipropileno, de vidro, etc.
A princípio o concreto em estado fresco permite ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.
Porém, um