concreto
O problema abordado no presente estudo se refere a uma casa abandonada localizada no Bairro Bento Ferreira, na esquina da Rua Chafic Murad com a Avenida Jair Etienne Dessaune, no município de Vitória – ES. O fato é que essa casa se encontra em estado de abandono há mais de dez anos, sem que a proprietária a utilize ou faça a limpeza do terreno. Sendo assim, a maior parte da estrutura da casa se encontra destruída, restando apenas alguns muros e paredes.
O muro externo possui várias falhas, possibilitando, dessa forma, a invasão o local por diversas pessoas, as quais o utilizam para morar, fazer uso de drogas, e até mesmo se esconder para praticarem crimes. Por vezes, as pessoas que transitavam nessa rua, foram assaltadas por criminosos que estavam dentro no lugar. Até mesmo moradores que, permaneciam ali por um tempo, aproveitavam para vigiar os hábitos dos vizinhos para invadirem as casas deles, quando os mesmos não se encontravam em casa.
A casa vizinha a essa, a qual é habitada por uma família, teve seu muro rachado e pode até mesmo tê-lo destruído em conseqüência da danificação do muro vizinho, o qual já se encontra em estado crítico. A casa se encontra em tal estado de abandono que em seu interior é possível encontrar todo o tipo de lixo, além de insetos e parasitas, possíveis transmissores das mais diversas doenças.
Além disso, os agentes da prefeitura não podem fazer nada quanto a isso, já que para adentrarem no lugar seria necessária uma ordem judicial. Isso faz com que nem os agentes que combatem a dengue possam entrar para “limpar” os focos do mosquito.
Assim, a “casa” abandonada se tornou um grande problema para os moradores da rua e para os transeuntes que passam por ali todos os dias. O abandono da propriedade trouxe os mais diversos problemas relacionados à segurança pública, meio ambiente e saúde. Até mesmo faz com que os imóveis ao redor dela desvalorizem, perdendo o preço no mercado, já que todos têm medo