concreto
Tendo em atenção à importância do fornecimento de água quente como um item fundamental numa edificação, este trabalho tem como objetivo aprofundar este tema através dos seus aspectos mais importantes tais como preservar a qualidade da água conduzida, usando-a da forma melhor, considerando o consumo da energia e proporcionar conforto aos usuários da instalação, cada vez mais exigentes.
Será abordado a função das instalações de água quente, seus tipos de distribuição, de aquecimento, cuidados que devem ser tomados para um bom resultado e todo o processo antes de chegar ao consumidor, procedimentos fundamentais para garantir um bom desempenho dessas instalações sempre atendendo as normas brasileiras (ABNT).
2 DESENVOLVIMENTO
Definição:
Nas instalações de determinados equipamentos e aparelhos (chuveiros, misturadores de lavatórios, de pias, etc.), necessitam de um fornecimento de água quente ou também para melhores condições de higiene e conforto em aparelhos sanitários de uso comum.
Para o funcionamento dos equipamentos a água quente deve chegar a todos os pontos de consumo com temperatura e pressão adequadas.
Finalidade:
As instalações de água quente destinam-se a banhos, higiene, utilização em cozinha, lavagem de roupas, finalidade médicas entre outras específicas.
A temperatura da água a ser fornecida ira variar dependendo do uso a que se destina. Para se obter temperaturas menores nos ponto de consumo poderá ser feita dosagem com água fria .
Os principais usos de água quente nas instalações prediais e temperaturas convenientes, nos pontos de utilização, são:
Hospitais e laboratórios (100ºC ou mais), lavanderias (75ºC a 85ºC), cozinhas (60ºC a 70ºC), uso Pessoal e Banhos (35ºC a 50ºC).
Essas instalações devem proporcionar garantia de fornecimento de água suficiente, sem ruído, com temperaturas adequadas e sob pressão necessária ao perfeito funcionamento das peças de utilização.
Modalidade