concreto
No cenário atual de desenvolvimento o concreto é o material estrutural mais utilizado no mundo. Em uma visão global, é consumido em uma quantidade menor apenas que a água. Isso tudo devido as vantagens estruturais que oferece, e também à sua fácil aplicação. Possui um baixo custo, execução rápida e geralmente mão de obra barata.
Para a produção do concreto existem seis etapas básicas que compreendem desde a escolha dos materiais até os procedimentos realizados após o lançamento na obra. As etapas são: dosagem, mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura.
Etapas da produção do concreto
Dosagem
Estuda, indicação das proporções e quantificação dos materiais componentes da mistura, a fim de obter um concreto com determinadas características previamente estabelecidas. Mistura
A mistura ou amassamento do concreto consiste em fazer com que os materiais componentes entrem em contato íntimo, de modo a obter-se um recobrimento de pasta de cimento sobre as partículas dos agregados, bem como uma mistura geral de todos os materiais. A principal exigência com relação à mistura é que seja homogênea. A falta de homogeneidade da mistura determina diminuição sensível da resistência mecânica e da durabilidade dos concretos.
A mistura poderá ser manual ou mecanizada.
O amassamento manual, conforme a NB-1/77, item 12.3, só se poderá empregar em obras de pequena importância, onde o volume e a responsabilidade do concreto não justificarem o emprego de equipamento mecânico.
No amassamento manual, mistura-se a seco agregado miúdo e cimento, de maneira a obter-se coloração uniforme. A seguir, é adicionado e misturado o agregado graúdo. Forma-se então uma cratera, onde é colocada a água de amassamento e continuase a misturar até que o concreto adquira uma homogeneidade compatível com o processo, estando em condições de ser transportado ou lançado nas formas. A mistura manual deve ser realizada sobre um estrado ou superfície plana,