Economia
CONCEITO DE INFLAÇÃO
A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Ou seja, os movimentos inflacionários são dinâmicos e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. Devem também ser generalizados, porque a maioria dos preços deve ser sincronizada numa escala altista.
DISTORÇÕES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAÇÃO.
Ao discutir o problema de inflação, deve ser observado que muitos economistas não crêem que as distorções provocadas por uma inflação suave sejam sérias, mas poucas dúvidas pode haver de que níveis elevados de inflação produzirão conseqüências desastrosas.
OS PRINCIPAIS EFEITOS PROVOCADOS POR ESSE FENÔMENO:
1. EFEITO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA:Uma das distorções mais sérias provocadas pela inflação diz respeito à redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste. Neste caso, estão os assalariados que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste.
2. EFEITO SOBRE O BALANÇO DE PAGAMENTOS:Elevadas taxas de inflação, em níveis superiores ao aumento de preços internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim provocam estímulo às importações e desestímulo às exportações, diminuindo o saldo da balança comercial (exportações menos importações). Esse fato costuma inclusive provocar um verdadeiro círculo vicioso, se o país estiver enfrentando um déficit cambial. Nessas condições, as autoridades, na tentativa de minimizar o déficit, são obrigadas a permitir desvalorizações cambiais, as quais depreciando a moeda nacional, podem estimular a colocação de nossos produtos no exterior, desestimulando as importações.
3. EFEITO SOBRE AS EXPECTATIVAS: Outra distorção provocada por elevadas taxas de inflação prende-se à formação das expectativas sobre o futuro. Particularmente, o