concreto
As danças bolivianas são danças folclóricas com muito colorido e movimento. Há uma grande variedade de danças, desde senhoriais e cadenciadas como a "Cueca" até sensuais e impetuosas como a de "Caporales". Conheça algumas das mais difundidas danças bolivianas:
Cueca
Dança senhorial onde um casal dança com lenços e denota o flerte realizado pelo par masculino na conquista do amor do par feminino. Compõe-se de 3 partes sendo a primeira parte de conhecimento entre o casal, a 2da.parte o flerte, propriamente dito, e a última a conquista. Dança-se com lenço branco. A mulher usa saia chamada 'pollera' e o homem vestimenta indígena ou citadina.
Caporales
Geralmente dançada em grupo, esta dança é a preferida de 9 entre 10 dançarinos folclóricos, pois mostra toda a sensualidade da mulher e a força e agilidade do homem que faz de sua conquista o ponto alto da dança. Requer muito fôlego e entusiasmo pois o ritmo é contagiante e pede muito movimento do casal. O homem usa traje típico, uma espécie de colete, e botas e a mulher chapéu, blusa, mini-saia e salto alto tudo bordado e enfeitado com cores e motivos folclóricos.
Morenada
A Morenada é uma dança menos movimentada, porém cadenciada e exige pouco movimento do homem e mais da mulher. Nesta dança a mulher participa como uma figura decorativa onde mostra sua capacidade criativa de passos e vestimenta colorida e exuberante que complementam a figura masculina. O homem 'moreno' leva uma vestimenta bordada com muita pedraria, fios prateados e dourados, além de botas e o peso todo de sua vestimenta pode passar de 25kg. motivo pelo qual a Morenada é conhecida como dança 'pesada'.
Tinku
Originalmente esta dança foi denominada como dança de confronto, pois emulava uma suposta "luta" entre rivais de diferente "Ayllu" (comunidade ou vila na linguagem Quechua/Aymara) pelo "amor" de uma indígena em disputa. Atualmente apenas preservou-se os gestos da luta e da