CONCRETO
A o ser hidratado pela água, o cimento forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
Concretos com características especiais são obtidos quando acrescenta-se à mistura: aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros.
Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT)
SIMPLES
O
concreto simples é formado por cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo, ou seja, argamassa e agregado graúdo.
Quando
endurecido apresenta: boa resistência à compressão; baixa resistência à tração; comportamento frágil, isto é, rompe com pequenas deformações. Na maior parte das aplicações estruturais, para melhorar as características do concreto, ele é usado junto com outros materiais
ARMADO
É o concreto que possui em seu interior, armações feitas com barras de aço como estrutura. Estas são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.
Engenheiros
calculistas são quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc).
MASSA
É aquele que, ao ser aplicado numa estrutura, requer a tomada de precauções que evitem fissurações derivadas de seu comportamento térmico. É muito utilizado na construção de barragens, onde ocorrem concretagens muito grandes e é divido em dois tipos.
O primeiro a ser utilizado foi o